Bolo úmido de Chocolate com Coco




Embora eu não esteja de férias, Julho tem sido um mês agitado para mim... Encontros, visitas e muito calor humano (com esse frio, um calor desses é sempre bom!). Tenho tentado deixar a vida virtual um pouco de lado, pois eu andava muito viciada, confesso...rsrs. Por isso a demora para escrever os posts, me desculpem. Não que minhas amizades virtuais não me tragam alegrias, mas deixar os que estão ao meu lado também não é certo.


Então, na semana passada recebi a visita da minha priminha segunda (filha da minha prima), uma fofa por quem tenho um carinho muito grande e a acompanho desde o seu nascimento, em 2003. Hoje, ela já está uma "mocinha", mas mantém a sua doçura. Convidei-a para dormir aqui em casa para juntas nos divertir. E foi uma delícia! À tarde, fomos para a cozinha preparar um bolo de chocolate e assim que ficou pronto, nos lambuzamos feito crianças... ops, ela ainda é uma criança e eu...rs... eu tento ser mais adulta! hahaha...


O sabor do bolo foi escolhido por ela e alteração da receita ficou por minha conta e risco.


Vamos conferir o que aprontamos?







Bolo úmido de Chocolate com Coco


Receita levemente adaptada do livro Dona Benta





02 xíc. (chá) de açúcar


01 xic. (chá) de manteiga (em temperatura ambiente)


03 ovos separados (claras em neve)


04 colh. (sopa) de chocolate em pó (usei o da Callebaut)


02 xíc. (chá) de farinha de trigo


02 xíc. (chá) de leite integral (em temperatura ambiente)


01 pacote de 50g de coco ralado


01 colh. (sopa) de fermento em pó para bolos





Preparo


1. Em uma tigela, peneire a farinha de trigo e o chocolate juntos. Misture-os com um garfo até ficar uniforme. Reserve.


2. Em uma tigela média, bata as claras em neve. Reserve. (elas serão utilizadas no final da receita)


3. Em uma tigela grande, bata bem, até obter um creme claro e fofo, o açúcar, as gemas e a manteiga.


4. Acrescente ao creme acima, a farinha e o chocolate peneirados, alternando-os com o leite.


5. Mais uma vez, bata, para ficar homogêneo.


6. Acrescente o coco ralado e misture bem até a massa ficar uniforme.


7. Coloque as claras em neve por cima da mistura do bolo e peneire o fermento sobre elas. Com o auxílio de um garfo, misture delicadamente as claras, com a massa até que esteja tudo bem incorporado.


8. Despeje a massa sobre uma forma (de 27 ou 28 cm) untada e enfarinha e leve ao forno pré-aquecido (180°C) por aproximadamente 45 minutos. Faça o teste do palito para verificar se o bolo já está assado.


9. Após assado, retire o bolo do forno e deixe na assadeira por +/- 5 minutos.


10. Enquanto isso, prepare a cobertura de chocolate.





Cobertura de Brigadeiro


01 lata de leite condensado


01 colh. (sopa) de manteiga


04 colh. (sopa) de chocolate em pó





Preparo


Leve todos os ingredientes ao fogo baixo, mexendo sem parar para que não forme grumos. O ponto certo do brigadeiro é quando a massa começa a se desprender do fundo.





Montagem do Bolo


Desenforme o bolo e despeje a cobertura ainda quente sobre o bolo.











E aqui estamos nós... Essa foto foi tirada em 2006, hoje, ela está bem mais alta e eu, bem... com mais alguns cabelos brancos rsrs...




Amo muito tudo isso!!!


Espero que tenham gostado e aproveitem esse friozinho para comer um bolinho quente à tarde...


Beijocas... Cintya Maria







Comentários

  1. Hum, que delícia!!!
    Eu merecia um pedaço dele agora!!! hehehe

    Beijinhos, Pri
    http://receitaesperta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adoro bolo de chocolate e este esta uma delicia e bem guloso como eu gosto.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Segui as palavras chave bolo + úmido + chocolate + coco = um bolo delicioso, mas o contexto que ele foi feito consegue ser ainda mais gostoso.
    São esses momentos que ficam na memória. Sua priminha é uma fofa, já tinha visto essa foto de vocês lá no face.
    Amei tudo. Manda o bolo rsrs
    Beijos querida!

    ResponderExcluir
  4. Falou em bolo de chocolate todos nós viramos crianças né miga? Eu particularmente adoro, e com essa calda está mesmo de se lambuzar. Linda sua priminha deve estar uma pequena mocinha mais linda ainda. Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Vocês são lindas! Obrigada pela deliciosa receita.

    ResponderExcluir
  6. Cintya querida amiga, vim agradecer a força e carinho lá no meu cantinho, graças a Deus estou um pouco melhor, até o final de semana espero estar melhor ainda. Obrigada viu? Beijinhos ótima semana amiga.

    ResponderExcluir
  7. Oi Cintya,
    Que delícia de bolo e que delícia de encontro! Sua priminha é uma fofura! Obrigada por participar da minha "pesquisa" :o)
    Bjsss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas