Potinhos de Chocolate & Coco




Vocês já sabem da minha paixão pelo chocolate e também pelo coco, não é mesmo? Quando podemos juntar esses dois ingredientes, fica melhor ainda, vocês não concordam comigo?



Pois bem, em minha última postagem, eu havia feito um pãozinho com cobertura de coco para o Dia Mundial do Pão (se você perdeu essa postagem clique aqui).


Eu acabei dobrando a quantidade da cobertura do tal pãozinho para fazer não sobrar nenhum ingrediente e também porque eu já tinha pronta em meu freezer uma ganache de chocolate meio-amargo, a qual eu precisava usá-la para liberar espaço no meu congelador. Uni o útil ao agradável e consegui uma sobremesa fácil, de preparo super simples e com um sabor delicioso.


Há outros ingredientes em meu freezer que preciso usar logo, devido ao prazo de congelamento e também porque estou sem espaço. Portanto, em breve mais gordices hehehe...




Potinhos de Chocolate & Coco





Para a Ganache de Chocolate




Receita do livro Loucura de Chocolate (página 142/143)




225g de chocolate meio amargo picado (pode ser chocolate ao leite também se você preferir)


90g de creme de leite (s/ soro)


01 pitada de sal (opcional; eu coloco para dar uma quebrada na doçura)





Uma outra opção: saborize a ganache acrescentando uma colher (de sopa) de uma bebida alcoólica de sua preferência, por exemplo licor (de menta, café, laranja etc), amarula, rum ou o que sua imaginação permitir.





Preparo da Ganache


1) Primeiro pique o chocolate e coloque-o dentro de um refratário.


2) Leve o chocolate ao micro-ondas, por 3 minutos (ou até que esteja derretido por completo), e derreta-o em potência média (ou 50%) para não queimar. Atenção e cuidado nesse passo são fundamentais! ;-)


3) Depois de derretido o chocolate, adicione o creme de leite e com a ajuda de uma espátula misture vigorosamente até incorporar bem e obter uma ganache livre de grumos.






Preparo da Camada de Coco





100g de coco ralado desidratado e sem açúcar


Quanto baste de Leite de Coco (para hidratar) e Leite condensado





1) Coloque o coco ralado em uma vasilha e vá acrescentando o leite de coco até hidratá-lo, ou seja, até perceber que está úmido. Deixe descansando por 10 minutos.


2) Depois que o coco já estiver hidratado, acrescente o leite condensado aos poucos também até obter a consistência de um creme. Se preferir mais mole, é só acrescentar mais leite condensado. (não leve ao fogo)





Montagem dos copinhos





Preencha o fundo de um copo (ou taça de sobremesa) com a ganache, com o auxílio de uma colher, tomando cuidado para não sujar as laterais do copo.


Depois coloque uma camada do creme de coco.


Decore com confeitos. (pode ser também cacau em pó ou o que preferir, castanhas, farofinha de bolacha etc)


Leve para gelar.





Disponha os copinhos em uma bandeja e sirva-os gelado.





À todos, tenham um lindo dia!


Beijos,


Cintya Maria


Comentários

  1. Coco e chocolate, combinação perfeita que adoro! bjs
    www.saboreandonacozinha.com

    ResponderExcluir
  2. Adoro sobremesas em potes e esta tem dois sabores que adoro.
    Ficou com certeza uma delicia
    Boa semana

    ResponderExcluir
  3. que delicia!! e a combinação de coco e chocolate é sempre campeã!! Amei a receita!
    Estou buscando receitinha no copo para o niver do meu pequeno!! Essa já entrou pra lista!
    www.seeufizvcfaz.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas