Bolo de Chocolate com recheio de Doce de Leite e Nozes - para 3 datas importantes!







Me desculpem pela qualidade da foto. Tirei à noite e com o celular =(

O carnaval passou. E a Páscoa também.


Outro dia, brinquei com meus alunos que logo, logo eu estaria lhes desejando uma boa páscoa. E não é que ela chegou e já se foi como num piscar de olhos?


Por aqui foi tudo tranquilo, dentro do possível. Digo dentro do possível porque fiz algumas guloseimas para vender na Páscoa, assim como nos dois anos anteriores.


Eu havia prometido para mim mesma, que nesse ano eu não faria nada. Mantive a promessa até receber a primeira mensagem inbox no Facebook rsrs... Uma menina que comprara meus ovos de colher no ano passado, me escreveu querendo saber se eu já tinha os sabores e os valores. Mal sabia a coitada que eu não iria fazer... Porém, acabei mudando de ideia, pois outros mais também se interessaram.


Esse é o terceiro ano consecutivo que faço ovos de colher e, pelo jeito, acho que terei que continuar fazendo... Confesso que o que me motivou neste ano, foi o pedido das pessoas. Não há resposta melhor para um trabalho do que um cliente satisfeito e querendo mais. E, em respeito à eles, arregacei as mangas e fui para a cozinha, com muito amor, como sempre, por isso "abandonei" temporariamente este cantinho...


Mas, cá estou novamente, trazendo uma receita de um bolo delicioso, que fiz bem antes da Páscoa. 


Quem me acompanha no Instagram, deve ter visto o vídeo super amador que fiz antes da montagem do bolo. Se você não me acompanha por lá, convido-a a seguir-me, clicando AQUI.





Esse bolo eu fiz em Março para celebrar duas coisas que ocorreram em Janeiro*: o meu aniversário de casamento (5 anos = Bodas de Chocolate, tem boda melhor do que esta para uma chocólatra???), mas como viajamos para celebrar, não tive como fazer nada. E também para celebrar o 4° aniversário do blog, que ocorre alguns dias após o meu aniversário de casamento. \o/\o/\o/ e vamos celebrar!!!!!!! Sempre!!!!!!





(*Momento mea culpa: sim, ambos ocorreram em Janeiro, mas para quem é professora-autônoma, inicio de ano é uma loucurae este parece-me que foi pior graças à presidAnta. Tenho que correr atrás de tudo sozinha: materiais para alunos, divulgação dos cursos em empresas, respostas de e-mails etc. E, como não se bastasse, ainda inventei de pintar a minha sala de aula sozinha! hahaha... eu só invento! Adoro um DIY (= Faça você mesmo, em Português). Mas a sala ficou linda, do jeitinho que eu queria! =)


Foi por isso, o blog ficou um pouquinho de lado, peço desculpas à vocês...)





Bem, voltando ao que interessa e deixando de lado as desculpas esfarrapadas pela falta de organização para postar, esse bolo foi um também um teste para o bolo do meu aniversário, que é só em Agosto. Não adianta, vira o ano e eu já penso no meu niver, não tem jeito. Adoro fazer aniversário e fazer festinhas!


Gostei muito do recheio de doce de leite com nozes e ainda quero testar outras combinações para ver com qual massa ele me agrada mais. Com esse bolo de chocolate ficou mara, mas acredito que com outros tipos de bolo ele também o ficará. E que venham mais bolos então!


Por enquanto, deixo este de chocolate para vocês espero que gostem e aprovem!







Bolo de Chocolate com recheio de Doce de Leite e Nozes.


Receita do bolo de chocolate tirada do livro Loucuras de Chocolate, pág. 209


Cobertura e recheio DAQUI





150g de farinha de trigo


30g de cacau em pó (mais o suficiente para polvilhar a forma)


60ml de leite (usei o integral)


20g de manteiga sem sal


5 ovos extra


180g de açúcar refinado





Preparo do Bolo


1. Preaqueça o forno (180°C)


2. Forre o fundo de uma assadeira de aproximadamente 21 centímetros de diâmetro (eu usei uma de 24cm e deu certo!) com papel-manteiga. Unte o fundo da assadeira e as laterais com manteiga e polvilhe o cacau em pó.


3. Em uma tigela, peneire a farinha de trigo e o cacau em pó. Reserve.


4. Em uma panela, adicione o leite e a manteiga e leve ao fogo até derreter a manteiga.


5. Em outra tigela, bata os ovos e o açúcar até obter um creme volumoso, firme e esbranquiçado. (aproximadamente 10 minutos na batedeira).


6. Agregue, aos poucos, a farinha, nessa mistura de ovos + açúcar, e mexa delicadamente com uma espátula.


7. Em seguida, despeje a mistura de leite + manteiga e mexa apenas o suficiente para homogeneizar.


8. Verta a massa sobre a assadeira e leve ao forno por aproximadamente 45 minutos ou até fazer o teste do palito e este sair limpo.


9. Retire da assadeira quando morno e deixe esfriar por completo sobre uma grelha.





Preparo do Recheio


01 lata de doce de leite

50g de creme de leite

01 xíc. (chá) de nozes picadas

Raspas de limão (usei o taiti) - as raspas quebram um pouco o sabor extremamente doce do doce de leite. por isso considero-as fundamentais



1. Cozinhe 1 lata de leite condensado na panela de pressão, por 30 minutos. Após o tempo de cozimento, espere sair todo o chiado da panela. E só abra a lata depois que estiver completamente fria, para evitar acidentes. Portanto, cuidado!

2. Doce de leite pronto e frio, hora de abrir a lata.


3. Transfira o conteúdo da lata para uma tigela e acrescente o creme de leite. Misture bem até ficar homogêneo.


4. Acrescente as raspas de limão e as nozes. Reserve.


Preparo da Cobertura


270g de chocolate ao leite

180g de chocolate meio amargo

1 colher (sopa) de glicose de milho – tipo “Karo”(opcional)

360g de creme de leite com 25% de gordura



1. Derreta os dois chocolates em uma tigela (potência média do microondas), até obter uma mistura lisa e sem grumos.

2. Adicione o creme de leite e a glicose de milho e misture até ficar homogêneo.

3. Deixe cristalizar na geladeira por cerca de 30 minutos para só então aplicar.



Montagem do bolo


1. Corte o bolo ao meio.

2. Umedeça as duas metades do bolo com uma calda (usei uma xícara de leite misturada à 35g de cacau em pó).

3. Coloque um disco do bolo já no prato de servir e espalhe o recheio.

4. Cubra com a outra metade do bolo.

5. Espalhe a cobertura no topo e nas laterais do bolo, alisando bem com uma espátula.

6. Depois disso, coloque o restante da cobertura em uma manga de confeitar descartável e faça um corte na ponta de aproximadamente 1,5 cm.

7. Faça bolas de ganache de tamanho aproximado de 3,5cm de diâmetro, contornando a superfície do bolo. Com o auxílio de uma colher, pressione sobre cada bola, fazendo um movimento em direção ao centro do bolo. Repita este processo com todas as bolas de ganache.

8. Cubra as laterais do bolo com chocolate granulado. (eu usei o slipts ao leite da Callebaut)

Agora é só saborear...





Deixo-lhes uma fatia...



Um ótimo dia à todos!

Beijos,

Cintya Maria



PS: a terceira data importante é o niver do meu marido, que é hoje!!! Parabéns meu amor! será que sai um bolinho real hoje??? hehehe...

Comentários

  1. Parabéns para os eru maridão
    O bolo ficou fantástico, o interior esta bem guloso, adorei
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cintya,

    Nossa, este bolo ficou com um aspecto maravilhoso! Inteiro ficou lindo, cortado, uma tentação! Parabéns pelo aniversário de casamento e do blog, que venham muitos outros cheios de alegrias, aí pela reta, rsrs.
    Ah, eu também sou fã do recheio de doce de leite com nozes!

    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Querida Cintya o bolo está um encanto, lindo e para comemorar essas datas tão especiais, tinha que ser especial. Imagino a delicia que ficou, essa última foto me deixou literalmente babando. Ficou lindo. Parabéns pelo seu niver, das bodas e niver do maridão, que tenha muitas e muitas felicidades. Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Cintya que bolo maravilhoso!!! Realmente digno de comemoração de datas importantes!!! Felicitações ao seu marido!!!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  5. Quantos motivos para lhe desejar parabéns, Cintya! Receba meu abraço apertado por todos eles.
    E esse bolo delicioso mereceu estar nessa comemoração.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas