Panetone Caseiro na MFP... e o Natal se aproxima!




E Dezembro chegou! Que alegria!!!


Para mim esta é uma das épocas mais bonitas do ano!


Adoro o clima de preparação, decoração e o espírito de Natal que paira no ar! Outro dia assisti à um vídeo de uma jornalista criticando a mudança no comportamento das pessoas durante esse mês, pois para ela isto deveria ocorrer o ano todo... Concordo, porém em partes. Prefiro dizer pensar que vale muito a pena melhorar suas atitudes nem que seja uma vez ao ano. Mudança de comportamento não é fácil. Descartar velhos hábitos e adquirir novos custa, mas é recompensante! Ao invés de ficar discutindo o meu ponto de vista aqui, vou deixar-lhes um pensamento que conheci através de minha mãe e hoje divido como vocês, pois ele exprime como penso...





"Se não houver frutos, valeu a beleza das flores; se não houver flores, valeu a sombra das folhas; se não houver folhas, valeu a intenção da semente." (Henfil)





E é assim que quero iniciar um dos meses mais bonitos do ano! Nesse clima de positividade e esperança! Desejo à todos que Dezembro seja mágico e que possamos, nem que seja apenas uma vez, realizar algo de bom!





Para abrir a temporada de receitas Natalinas, trago-lhes um Panetone. A receita veio da cozinha da amiga Carla Maicá, do blog Cucina Artusiana, o qual é especializado em receitas italianas.


Esse foi o primeiro panetone que fiz e presenteei meus pais, pois eles amam o bom e velho panetone. Para o meu paladar chocólatra, o chocotone é mais adequado, mas esse vou deixar para uma próxima postagem, ok?




Panetone na MFP* (* Máquina de Fazer Pão)

Receita DAQUI


01 ovo grande batido


200 ml de leite


raspas de 01 limão + raspas de 01 laranja (eu usei 1 colher de sopa de essência de panetone)


02 colheres (chá) de essência de baunilha


50 gramas de manteiga sem sal - temperatura ambiente


1/2 colher (chá) de sal


1/2 colher (chá) de noz moscada - ralada na hora


500g de farinha de trigo


100g de açúcar


1 1/2 colher (chá) de fermento biológico seco


200 gramas de frutas secas e uvas-passas (usei apenas uva-passa, que era o que eu tinha em casa).


60ml de rum.





Preparo



1. Em um recipiente coloque as frutas e o rum. Reserve.


2. Retire a forma da máquina e encaixe a espátula para sovar.



3. Coloque os ingredientes na forma e selecione o programa Massa.


4. Quando ouvir o bip da máquina acrescente as frutas embebidas no rum.


5. Espere o ciclo terminar e coloque a massa em uma superfície polvilhada com farinha.


6. Faça uma bola (ou duas, dependendo da forma) e coloque em uma forma untada com manteiga e forrada com papel manteiga ou se preferir, naquelas formas de papel próprias para panetone.


7. Cubra com um plástico e deixe crescer em local quente, até a massa alcançar a borda do papel.


8. Asse em forno pré-aquecido a 200ºC por aproximadamente 40 minutos.


9. Depois de assado, deixe esfriar sobre uma grade.


10. Se desejar, polvilhe com açúcar de confeiteiro e decore com um laço.








Em tempo... Peço desculpas pelo sumiço no mês passado. Estou fazendo um curso de aperfeiçoamento e estou com novos projetos no meu trabalho, por isso o meu tempo está escasso. O pouco que me sobra tenho aproveitado para curtir a família, que aumentou com a chegada do meu 1° sobrinho e primeiro neto para meus pais!!! Ele se chama Lucas e estou apaixonada!!! (já perceberam que fiquei coruja, né? rsrs)





Bom por hoje é só! O tempo urge... queria ficar por aqui mais um pouco, mas não posso, me perdoem.





Espero que tenham gostado da receita. Outras virão, eu prometo!





Mil beijos e um ótimo dia à todos!!!


Cintya Maria

Comentários

  1. Panetone é uma maravilha.... adoro!
    Já anotei a receitinha.... em breve vou fazer.
    Beijos, e uma doce semana.
    Natn Cantini

    ResponderExcluir
  2. Há muito que quero fazer
    O seu ficou lindo
    bjs

    ResponderExcluir
  3. nossa fantástico sua receita ,sabe que não faço ele porque acho demorado mas assim na maquina achei especialmente perfeito ..parabens querida esta lindo bjus

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas