Frango Dourado com Batata Gratinada do Jamie Oliver




Olá pessoal!!! Tudo bom?


Finalmente consegui terminar esse post!


Essa receita foi feita em Maio, sim, M-a-i-o! Foi quando fui presenteada com o maravilhoso livro do Jamie Oliver, no concurso promovido pela Adri, do blog Casa, Coisas e Sabores (para entender mais sobre o concurso e o meu presente, clique aqui).


Antes de falar sobre a receita, vou ousar chamar a minha descrição + opinião sobre o livro de mini-resenha.


O livro é fantástico e estou apaixonada pela maneira com que o Jamie trata o assunto: alimentação.


Esse é o meu primeiro livre dele, digo primeiro porque espero adquirir os demais exemplares, mas isso será algo que farei com calma.


Se antes eu já era fã do Jamie, agora sou ainda mais. O jeito despojado e simplificado que ele trata a culinária me fascina! Ele desmistifica o assunto com tamanha naturalidade e, como consequência, nos instiga a testar suas receitas, mesmo as mais elaboradas.


O livro Jamie Oliver 15 minutos e pronto, nos nos faz a seguinte promessa: "(...) comida super-rápida, deliciosa, nutritiva e que proporcione prazer, perfeita para pessoas ocupadas como você e eu (...)." Encaixou direitinho no meu perfil, pois trabalho em casa duplamente: tenho a rotina diária de uma casa +  a da minha escola-escritório (que fica em uma sala, no meu quintal). Então, tento manter tudo sob controle, mas confesso que muitas vezes não consigo e tenho que fazer escolhas, como arrumar aqui e não ali, por exemplo. Além disso, meu marido almoça todos os dias em casa por opção, pois adora uma comidinha caseira e eu me esmero para agradá-lo. Procuro fazer refeições completas, com o tradicional arroz, feijão, salada, um acompanhamento e uma carne. Vou variando o cardápio conforme a geladeira e o tipo do alimento. Procuro não repetir as carnes e os legumes. Se faço batata hoje, amanhã não teremos nada parecido. Acho que todo mundo faz assim, não é mesmo? Mas, voltando ao livro eu e minhas divagações, em cada receita, encontramos: a descrição dos utensílios necessários na preparação (e aqui é que esta o pulo do gato, pois é isso que vai ajudar a preparação em 15 minutos!), o rendimento, as calorias e obviamente os ingredientes. A descrição do preparo é feita como se o próprio Jamie estivesse ao nosso lado, nos explicando por onde e de que maneira começar.


É muito carinho, gente! Me senti como se ele estivesse pegando em minha mão e dizendo: "vai Cintya, olha, agora faça isso..."


Bom, já me estendi demais. Vamos à receita?


Vou descrever exatamente como está no livro, ok? Assim vocês podem sentir como o Jamie trata seus leitores! ;-)







Frango Dourado com Batata Gratinada


Receita adaptada do livro Jamie Oliver 15 minutos e pronto - pág. 48


Rendimento: serve 4


Calorias: 666





Gratinado


800g de batata


03 cebolas


Azeite de oliva


01 cubo de caldo de galinha


1/2 maço de sálvia fresca (eu não tinha; substituí por noz-moscada e orégano)


100ml de creme de leite (usei o de caixinha mesmo)


30g de queijo parmesão


Sal e pimenta-do-reino a gosto





Frango


04 filés de frango (120g cada sem pele


Alguns ramos de alecrim fresco (eu não tinha fresco, usei do seco mesmo)


02 fatias de bacon defumado (opcional)


Azeite de oliva


Sal e pimenta-do-reino a gosto





Preparo





Equipamento necessário (eu diria desejável): 




  • chaleira de água fervente

  • forno com grill (temperatura alta)

  • processador de alimentos (fatiador fino)

  • panela média com tampa (fogo alto)

  • assadeira funda (forno quente)

  • frigideira grande (fogo médio-alto)

  • rolo de massa

  • ralador





No processador, corte as batatas em fatias finas, coloque na panela média, cubra com água fervente e tampe. Descasque as cebolas, fatie finamente no processador e espalhe na assadeira com 2 colheres (sopa)  de azeite, esmigalhe o cubo de caldo de galinha e tempere com sal e pimenta. Salpique a noz-moscada e o orégano por cima e mexa regularmente, adicionando uma borrifada de água se a cebola começar a grudar no fundo.





Sobre uma folha grande de papel-manteiga, tempere o frango com o sal, pimenta e o alecrim, dobre a folha, cobrindo o frango, e esmague-o com o rolo de massa (vulgo "pau-de-macarrão") até deixá-lo com 1,5 de espessura, Coloque o frango na frigideira com 1 colher de (sopa) de azeite, virando após 3 ou 4 minutos e, deixe até dourar e cozinhar por dentro. Reserve.


Escorra bem as batatas, coloque-as na assadeira com a cebola, misture bem e nivele a superfície. Despeje o creme de leite, rale o queijo parmesão e coloque a assadeira na prateleira superior do forno, debaixo do grill. Retire do forno até que esteja dourado (ou na cor que você desejar).




Sirva imediatamente, acompanhado de uma boa salada de folhas. Bom apetite!





Espero que tenham gostado!


Beijocas e até a próxima,


Cintya Maria

Comentários

  1. Comprei esse livro á pouco tempo e por acaso tenho essa receita marcada para fazer.
    O seu ficou uma delicia
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderExcluir
  2. O livro está em muito boas mãos! (Eu já sabia!). Ahh, o Jamie...eu sou superfã do estilo de cozinhar dele e me identifico demais, acho que ele sempre busca tirar o máximo de sabor com o mínimo de ingredientes. Esse livro, então, é o ápice disso. Fico superfeliz que você esteja fazendo bom uso do seu presente, e acho que o marido se deu bem com esse almoço. O gratinado tá um espetáculo e o filé de frango foi para outro nível bem longe da sem-gracisse :) Beijão, obrigadinha pelo carinho de sempre com o blog dessa que vos fala (recíproco!).

    ResponderExcluir
  3. Oi Cintya,
    Olha só a coincidência: depois que li no seu face que o querido chef inglês viria ao Brasil, me deparo com essa deliciosa receita.
    Não tenho nenhum livro dele, mas até me animei em comprar.
    Bj e ótima semana,
    Lylia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas