Cannoli: a receita que apresentei no 2° Encontro Gourmet




Quando recebi o convite para apresentar um dos workshops do Encontro Gourmet, pestanejei em aceitar, pois sabia que nesta edição teríamos chefs renomados e eu, uma mera aprendiz de cozinheira não me sentia digna de estar entre eles (sem falsa modéstia!). Porém, após algumas conversas com as organizadoras, me foi explicado que a proposta da Rap 10 era ter pessoas comuns, assim como eu, utilizando o produto. E esse foi o argumento que me convenceu e me levou a aceitar o convite.


Pois bem, convite aceito, restava agora escolher a receita. Várias ideias me vieram à cabeça, pesquisei bastante e optei pelo tradicional doce Italiano, conhecido como cannoli. A receita me cativou por ser algo rápido de fazer, o que seria ideal para o dia do evento, uma vez que teríamos 20 minutos para apresentar a receita. Além da praticidade, a versatilidade foi outro ponto primordial na escolha da receita, pois pensei também que, talvez, alguns participantes pudessem não encontrar tal ingrediente, necessitando assim adaptar a receita à sua região.


Para os que não conhecem, o cannoli (no singular cannolo = pequeno tubo) é uma sobremesa proveniente da Sicília, Itália. Consiste em uma massa doce frita em formato de tubo, a qual é recheada com um creme feito com ricota (ou mascarpone), com a adição de baunilha, pistache, frutas cristalizadas entre outros ingredientes.


Há, porém, outras variações da sobremesa. Nos Estados Unidos, acredita-se que o tal doce foi adaptado devido à dificuldade para encontrar determinados ingredientes, como o mascarpone, por exemplo, gerando assim uma outra versão do doce. O recheio pode variar de pudim de leite à maisena, e quando feito com a ricota, nela pode ser acrescentada a baunilha, raspas de laranja e até mesmo um pouco de canela. Pistaches fatiados, pequenos pedaços (ou gotas) de chocolate amargo e cascas de citrus cristalizados também são comumente usados, nas bordas do recheio, assim como ervas salpicadas.(fonte: Wikipédia)


Receita escolhida, hora do teste. Entre erros e acertos, finalmente ficou pronto o primeiro cannoli. Eu mal via a hora de prová-lo e saber se ele estaria à altura do evento no qual eu o apresentaria...e... bingo! Foi amor à primeira mordida! Casquinha crocante e recheio de sabor suave...! =)


Após esse passo, era apenas tirar as fotos, digitar a receita e enviar para a equipe Rap 10 e do Encontro Gourmet. E todos aprovaram!


Foi um alívio tão grande... e para mim, por incrível que pareça, o mais difícil foi a escolha da receita.


Claro, não vou negar que fiquei tensa antes de apresentá-la no workshop, mas quando me deparei com azamigaz blogueiras na platéia, tudo ficou mais fácil e muito mais prazeroso! Consegui apresentar a receita, sem nenhum vexame (creio eu) e, segundo o marido que é super suspeito, expliquei direitinho. Missão cumprida! (ou seria comprida??? rsrs).


Aproveito para agradecer às organizadoras do evento: a Sandra a Cecilia e a Dani, por esse privilégio de poder ministrar um dos workshop do 2° Encontro Gourmet. It was priceless!!! E espero, humildemente, ter correspondido às expectativas... =S





E hoje, finalmente, divido a receita e o passo-a-passo com vocês.


Torço para que gostem dessa versão e,  se criarem uma outra, ficaria feliz em saber! =) 




Cannoli

Rendimento: 20 cannolis

Inspirado na receita: http://www.youtube.com/watch?v=fRmI9vJQVXs



Massa

1 pacote Rap 10 light



Preparo da Massa


1. Forre uma assadeira com papel manteiga e pré-aqueça o forno (200°C)


2. Corte os discos de Rap 10 ao meio, procurando deixá-los todos do mesmo tamanho, e com cuidado, enrole-os formando canudos. Verifique se a parte interna do canudo está no formato adequado (= a de um tubo oco), pois se estiver amassada internamente, irá assar dessa forma e você não conseguirá rechear depois, pois a massa endurece. Se isso acontecer, enrole o cannoli novamente.


3. Depois de enrolados, disponha os cannoli lado a lado na assadeira, sem pressioná-los, tomando cuidado para não deformar os canudos.


4. Leve-os ao forno em temperatura média alta (220°C) por aproximadamente 20 minutos ou até perceber que as bordas dos canudos estão levemente douradas.




Recheio

300g de ricota fresca peneirada

150g de açúcar refinado (peneirado)

1 colher (chá) de essência de baunilha

1 colher (chá) de raspas de laranja

50g de chocolate meio-amargo (picado em pedaços pequenos)



Preparo do Recheio


1. Enquanto os canudos assam, coloque uma peneira sobre uma tigela grande. Peneire a ricota.


2. Adicione o açúcar, a essência de baunilha e as raspas de laranja. Misture tudo muito bem com uma espátula.


3. Para deixar a mistura mais homogênea, bata esse recheio na batedeira, em velocidade alta, por +/- 5 minutos.


4. Agregue os pedaços de chocolate.


5. Passe o recheio para um saco de confeitar grande, que esteja com um bico pitanga n° 3. Leve para gelar por 10 minutos.




Decoração

50g de chocolate meio-amargo derretido

40g de castanhas-de-caju picadas para polvilhar

Chocolate em pó



Preparo da Decoração


1. Forre uma assadeira com papel manteiga.


2. Enquanto o recheio gela, derreta o chocolate em uma tigela e disponha as castanhas em outra tigela.


3. Mergulhe a ponta arredondada (e não a reta que você cortou) dos canudos no chocolate derretido, salpique as castanhas e disponha os cannoli na assadeira.


4. Leve os canudos para a geladeira por alguns minutos, somente para endurecer o chocolate.



Montagem do Cannoli


1. Retire o saco de confeitar com o recheio da geladeira.


2. Preencha cada cannoli decorado com o recheio, finalizando com uma pitanga na parte frontal decorada de cada canudo.

3. Para finalizar, polvilhe o chocolate em pó sobre cada canudo (ou se preferir pode ser açúcar de confeiteiro também)





Bem, essa é a minha sugestão.

E como eu disse no workshop, você pode utilizar diversos recheios: cocada, brigadeiros diversos, doce-de-abóbora com coco, doce de leite, goiabada, creme de confeiteiro, etc etc etc...

Basta deixar a criatividade fluir e você terá uma sobremesa formidável, e o que é melhor, sem muito trabalho! ;-)




Tenham todos um ótimo dia!



Beijocas,

Cintya Maria

Comentários

  1. Nossa miga, ficaram lindos, adorei a receita e esse recheio e cobertura está mesmo da pontinha da orelha. Gostei muito Cinytia. Parabéns. Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá Cintya!
    Parabéns pelo seu blog! É ótimo, tudo parece delicioso!

    Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar www.tuasreceitas.com.br, um site onde nossos usuários podem procurar entre mais de 350.000 receitas dos sites web e blogs mais populares do Brasil.

    No site criamos a seção Top blogs de receitas www.tuasreceitas.com.br/top-blogs-de-receitas , um ranking de blogs ao que você também pode cadastrar seu blog.
    Nós indexamos suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando nosso motor de busca. Dessa maneira nós geramos muito trafico para os blogs do nossos blogueiros.

    E você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tuasreceitas.com.br é grátis!

    Tuasreceitas.com.br tem sites irmãos em Portugal, Argentina, Chile, Espanha, França, EUA e Suécia, entre outros.

    Você quer fazer parte desta grande família?

    Também estamos no Facebook( www.facebook.com/Tuasreceitas)

    Estamos à sua disposição!

    Tuasreceitas.com.br

    ResponderExcluir
  3. oi Cyntia que delicia essa receita e bem pratica bjs Rosinha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas