Red Velvet Cake ~ Bolo Veludo Vermelho




Sempre que meu aniversário se aproxima, fico pensando no bolo. Pesquiso receitas e olho aqueles que estão na lista para serem testados. Penso e repenso muito, aliás, eu confesso que ao longo do ano vou colecionando receitas que me agradam e elas viram candidatas ao meu bolo de aniversário.


Desta vez, fiquei em dúvida e deu empate! Dois bolos maravilhosos, porém, no "dia D" (leia-se 29/08) eu só poderia testar um, correto?


Pois bem, aqui está o bolo escolhido, o charmoso e irresistível RED VELVET, o qual me encanta pela sua coloração vermelha e cobertura branca.


A escolha da receita, baseou-se na intensidade da cor e na leveza da cobertura. Sim, existem inúmeras receitas de red velvet, com diferentes tonalidades de vermelho, mas esse era exatamente o que eu queria. Já era de se imaginar que eu encontraria várias receitas desse tradicional bolo americano, mas o que me cativou  foi que é uma receita de família, assim dito no post pela autora do blog, Pinch my Salt.

O Red Velvet e sua receita original, são conhecidos nos Estados Unidos através do famoso hotel nova-iorquino chamado Waldorf-Astoria. Entretanto, ele é considerado uma receita do sul do país. Tradicionalmente, o bolo vermelho leva uma cobertura no estilo Francês, a qual é muito leve e fofa, mas demanda muito tempo para o seu preparo. Já as coberturas com cream cheese ou buttercream tornaram-se populares pela sua facilidade na execução.

A versão que lhes apresento hoje é com a cobertura de cream cheese, que particularmente me agrada mais e dá um contraste perfeito com o bolo.

Apesar de saber que o uso de corantes comestíveis nos alimentos não é muito saudável, tenho plena convicção de que o resultado desse bolo compensa e muito! E caso você tenha total aversão (ou alergia) por corante, existem outras receitas desse mesmo bolo que levam beterraba para obter a coloração desejada.

Portanto, você não tem desculpa para não fazê-lo, ok? Afinal, com um bolo que tem a cor da paixão, será impossível você não se apaixonar!



Red Velvet Cake

Receita quase nada adaptada DAQUI



2 1/2 xíc. (chá) de farinha de trigo peneirada

1 colh. (chá) de fermento em pó

1 colh. (chá) de sal

2 colh. (sopa) de cacau em pó

50 ml de corante alimentício vermelho (usei a versão líquida, não a em gel)

1/2 xíc. (chá) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

1 1/2 xíc. (chá) de açúcar

2 ovos, em temperatura ambiente

1 colh. (chá) de essência de baunilha

1 xíc.(chá) de buttermilk*, em temperatura ambiente

1 colh. (chá) de vinagre branco

1 colh. (chá) de bicarbonato de sódio





*Preparo do Buttermilk (também conhecido como leitelho)


1. Adicione à 240 ml de leite integral ou semi-integral, 1 colher de sopa de vinagre branco ou sumo de limão.


2. Mexa e deixe repousar cerca de 15 minutos, até que fique talhado.


3. Aplique na receita.





Preparo


1. Pré-aqueça o forno (180°C), unte e enfarinhe uma forma de bolo redonda de 28cm



2. Em uma tigela média, peneire junto a farinha de trigo, o fermento e o sal. Reserve.



3. Em uma tigela pequena, misture o corante vermelho e o cacau até formar uma pasta sem grumos. Reserve.


4. Em uma tigela grande, usando uma batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme leve e fofo (aproximadamente 3 minutos).


5. Bata os ovos, adicionando-os um por vez à mistura da manteiga.


6. Depois, acrescente a essência de baunilha e a pasta do corante + cacau.


7. Adicione 1/3 da farinha reservada, batendo bem. Em seguida, coloque metade do buttermilk.


8. Acrescente mais 1/3 da mistura de farinha e o restante do buttermilk, batendo bem para ficar bem homogêneo.


9. Termine adicionando o último 1/3 da mistura de farinha, batendo bem até perceber que não há mais grumos.


10. Em outra tigela pequena, misture rapidamente o vinagre e o bicarbonato de sódio. Essa mistura causará uma efervescência, não se assuste! Incorpore-a à massa do bolo.


11. Rapidamente, despeje a massa na assadeira untada e leve ao forno por aproximadamente 25 - 30 minutos.




12. Verifique se o bolo assou fazendo o teste do palito.


13. Depois de assado o bolo, deixe-o esfriar por 10 minutos dentro da forma e só depois disse desenforme e coloque o bolo sobre uma grade para resfriar por completo.


14. Cubra e recheie o bolo de acordo com a sua preferência.





Cobertura e Recheio de Cream Cheese


450g de cream cheese em temperatura ambiente


1/2 xíc. (chá) de manteiga sem sal amolecida (e não derretida, ok?)


1 colh. (sopa) de essência de baunilha


2 1/2 xíc. (chá) de açúcar de confeiteiro peneirado


1 pitada de sal





Preparo


1. Com uma batedeira, misture o cream cheese e a manteiga até obter uma mistura lisa e macia.


2. Acrescente o açúcar de confeiteiro, o sal e a baunilha.


3. Em velocidade alta, bata a cobertura até ficar bem leve e fofa.


4. Cubra o bolo imediatamente ou, se for usar mais tarde, refrigere a mistura lembrando que antes de usá-la terá que deixar voltar à temperatura ambiente. (se necessário use a batedeira novamente)








Beijocas e um ótimo pra vcs!

Cintya Maria



PS: Não falei que escolhi 2 bolos? Então, esse é o primeiro... aguardem o 2°, que é melhor ainda! Hummm...


Comentários

  1. Esse bolo é tão lindo que dá vontade de fazer. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Cintya, esse bolo está de arrasar, amei de paixão, só fiz cupcake red velvet... por isso esse bolo entrará na minha lista de preparos futuros. Amei.
    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  3. Que bolo mais lindo!
    Amei!!!
    Quero fazer... receita copiada!

    Beijinhos, Pri
    http://receitaesperta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ci, que coisa mais linda! Vermelho paixão... por bolos!
    Beijos
    Fabiola

    ResponderExcluir
  5. Fiz uma vez mas não ficou tão vermelho.
    Esse ficou lindo
    bjs

    ResponderExcluir
  6. O red velvet é um bolo lindo!!! E eu que adoro fazer bolos nunca fiz um red velvet, o seu ficou fantástico! Vou levar a receita para experimentar :)

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  7. oi Cyntia,linda a cor o bolo ficou perfeito bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde querida!
    Adoro bolo de aniversário, mas nunca vi nenhum com essa cor linda - amei!
    Essa cobertura de cream cheese me fez salivar - nham, nham...
    Parabéns!
    Bjim com karim
    Léia

    ResponderExcluir
  9. Cintya acredita que nunca experimentei esse bolo famoso? Acho lindo e o seu deu água na boca.
    Ansiosa pelo próximo! bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Cintya,
    Eu também sou como você, quando chega perto do meu aniversário fico à cata "do bolo", para que marque bem aquele dia.
    O seu foi uma excelente escolha ! Sempre quis fazer um Red Velvet.Quem sabe me anime com o seu.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  11. Oi Cintya, escolher o próprio bolo é sempre muito dificil.Sua escolha foi excelente, ficou lindo.
    Beijos e parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Oi fofa, adoro receitas tb. e olhando no google receitas de red velvet parei aqui. Culinária é uma coisa que não é ciência exata né? porque o que mais vejo são várias receitas diferentes da mesma coisa. rs Tava pesquisando sobre o buttercream de creamcheese pq cada receita vejo uma quanidade diferente e manteiga e creamcheese.

    Daí, resolvi anotar aqui para vc sobre o acréscimo de chocolate branco a cobertura, pq fiz uma assim e ficou delícia, e eu bem prefiro as coberturas que levam chocolate, pq senão fica só gosto de manteiga com acúcar. Experimenta colocar chocolate branco...fica uma delicia! bjss

    ResponderExcluir
  13. Olá! Seu bolo ficou lindo. O que colocou em cima da cobertura?

    ResponderExcluir
  14. Olá Ana Maria!!!

    Obrigada pelo comentário!
    Sobre a cobertura, coloquei farelos do bolo que ficaram na forma ;-)
    Mas, decore como quiser, ok?

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Qual a marca do corante que você utilizou??
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá, essa é minha primeira visita ao blog e amei a receita, vou testar!
    Qual é o vinagre que vc adicionou a massa? É o Vinagre de Arroz?

    ResponderExcluir
  17. Olá. Como disse a Lala. Essa também é minha primeira visita pelo blog.
    Estou começando a pegar gosto pela culinária ou seja em fazer doces, não gosto é de cozinhar.
    Me deparei com esse bolo maravilho que postou, foi pra nos dar água na boca kkkk. Peguei e vou fazer. Obrigado pelo compartilhamento.

    ResponderExcluir
  18. Olá. Como disse a Lala. Essa também é minha primeira visita pelo blog.
    Estou começando a pegar gosto pela culinária ou seja em fazer doces, não gosto é de cozinhar.
    Me deparei com esse bolo maravilho que postou, foi pra nos dar água na boca kkkk. Peguei e vou fazer. Obrigado pelo compartilhamento.

    ResponderExcluir
  19. Oi! estava pesquisando sobre esse bolo e me deparei com sua receita e gostei. Agora gostaria de saber se esse recheio é o mesmo da cobertura e qual outro vc me sugeria pq nem todo mun do gosta de manteiga. Estou com agua na boca fico no aguardo da resposta e muito obrigada. Jailda.

    ResponderExcluir
  20. Oi Jailda!
    Sim, o recheio e a cobertura são os mesmos e não fica com gosto de manteiga por causa da baunilha. O recheio tem um sabor bem suave. Sugiro que você experimente!
    Mas, caso queira trocar, fica à seu critério (porém não será mais um bolo red vevelt original).
    Tenho uma receita de um recheio de coco (que tbém é branco, para mantermos a mesma aparência do bolo) que fica uma delícia, caso queira substituir!
    O link do recheio é esse: http://cozinharehpreciso.blogspot.com.br/2013/04/o-melhor-bolo-de-chocolate-para-o.html
    Espero que dê certo e que você goste! Boa sorte e se puder, me conte o resultado, ok?
    Beijocas...

    ResponderExcluir
  21. Esse receita é perfeita que massa maravilhosa, só o cream cheese que não ficou tão legal, mais a massa do bolo é maravilhosa.

    ResponderExcluir
  22. Essa receita pode ser usada para fazer cupcake também ?

    ResponderExcluir
  23. Oi Letícia!
    Eu tenho uma receita do cupcake red velvet (http://cozinharehpreciso.blogspot.com.br/2012/07/cupcake-veludo-vermelho-red-velvet.html). A foto da postagem não está boa porque tirei à noite, mas garanto que fica igualmente bom. E você pode usar a mesma cobertura do bolo desta postagem.
    Boa sorte!
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Tenho uma dúvida a farinha que utiliza é com fermento ou sem fermento?

    ResponderExcluir
  25. Olá Cheila!

    A farinha de trigo é sem fermento, como está descrito na receita, ok?

    ResponderExcluir
  26. Oi! Adorei a receita, de todas que vi essa foi a a que mais me interessou! Uma pergunta: a receita do cream cheese é suficiente para rechear e cobrir o bolo ou são necessárias duas receitas, para ficar como o da sua foto? Obrigada!

    ResponderExcluir
  27. Pois na receita apenas diz farinha de trigo peneirada por isso não sabia. Se eu usar farinha que contem fermento uso na mesma o fermento em pó ou será desnecessário?

    ResponderExcluir
  28. Olá ALESSANDRA!

    Fiz apenas 1 receita do cream cheese e foi suficiente, ok?
    Bjs


    Olá CHEILA!
    Isso mesmo, coloquei na receita "farinha de trigo peneirada" e NÃO "farinha de trigo com fermento peneirada"... Com certeza, se fosse para usar a farinha com fermento eu teria mencionado, fique tranquila! ;-)
    Nunca fiz essa receita com farinha de trigo c/ fermento e deixei de lado o fermento, por essa razão eu não saberia te dizer se funcionaria. Não sei se o fermento contido nessas farinhas que já vem com fermento são suficientes para que o bolo cresça. Você teria que testar. Ou, caso não queira se arriscar, é só seguir a receita como está descrita, ok?
    Boa sorte!
    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Amei a receita rs, será q com cobertura de leite condensado com limão fica bom ?

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  31. ola, o original é feito com suco de beterraba reduzido.. você já fêz assim!.. pois eu gostaria de não usar corante artificial.. Aguard

    ResponderExcluir
  32. Apelidei meu bolo de "Red Hell Cake" rrsrsrsrsrs Não sei se a forma estava mal encaixada,,, vazou tudo dentro do do forno, o bolo solou, a batedeira queimou e tive que bater a cobertura na mão... ficou mole e horroroso!!! Estou arrasada!!! rsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  33. Ola, amei essa receita! Gostaria de saber se vc fez duas receita e recheou o bolo ou se cortou apenas um ao meio e recheou, obrigada bjs

    ResponderExcluir
  34. Olá Cambita

    Fiz apenas 1 receita do bolo (eu cortei ao meio, sim) e 1 da cobertura, ok?

    ResponderExcluir
  35. A sua receita fica molhadinha ou a massa é um pouquinho mais seca? Queria fazer um red velvet mas roxo pro meu aniversário!

    ResponderExcluir
  36. Olá Emily L.!

    A textura do bolo não é seca (isso acontece se você deixar o bolo mais tempo do que deveria no forno). É um bolo macio, devido ao buttermilk (na receita eu explico o que é e como fazer). Toda receita que leva buttermilk na massa, o bolo fica macio, sim.
    Espero que você goste do resultado!
    Bjs e boa sorte! (se vc fizer, me conte o resultado depois, ok?)

    ResponderExcluir
  37. Olá.
    Adorei a receita, mas fiquei com uma dúvida.
    A cobertura daria para usar utilizando bico de confeitar, assim como o buttercream?

    ResponderExcluir
  38. Olá Juu Gimenez!

    Não, a cobertura não dá para ser usada com o bico de confeitar porque ela não fica firme como o buttercream, ok? Bjs

    ResponderExcluir
  39. oi!! fui ao super mercado comprar os ingredientes e esqueci do cacau em po!!! se eu usar o nescau vai ficar muito ruim?? obrigada!!! bjs

    ResponderExcluir
  40. Olá Carolina!
    Se você usar Nescau, não vai ficar ruim, mas vai ficar beeeeeem mais doce, porque o Nescau é a mistura de chocolate em pó com açúcar.
    Se vc observar, na receita vai bastaaaante açúcar e por isso precisa ser o cacau, pois ele não leva açúcar nenhum, ok? O cacau não vai deixar o seu bolo suuuuper doce.
    Bjs e boa sorte! =)

    ResponderExcluir
  41. Oi Cintya, pra quantas pessoas d'a esta receita?
    Beijos

    ResponderExcluir
  42. Oi..seu bolo ficou lindo!! Gostaria de saber qual foi a marca do corante que vc usou? Bj

    ResponderExcluir
  43. Olá e a próxima receita do outro bolo. Foi feita? Qual é o nome para que possa procurar. Grata.

    ResponderExcluir
  44. Olá Sílvia! O outro bolo foi feito, sim! Segue o link: http://cozinharehpreciso.blogspot.com.br/2013/10/bolo-de-chocolate-com-kit-kats-e-m.html

    ResponderExcluir
  45. Olá! qual o tamanho do bolo que ficou? a cobertura fica mais molinha ou mais durinha?

    ResponderExcluir
  46. Olá! O bolo ficou em que tamanho? qual tamanho da forma que você usou?

    ResponderExcluir
  47. Fiz essa receita e ficou FANTÁSTICA!!!! Apenas mudei alterei para corante em gel e usei 20g do vermelho natal. A cor ficou INCRÍVEL!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yupiii!
      Parabéns "unknown"!
      E obrigada pelo retorno!
      Bjs

      Excluir
  48. OLA
    SÓ ACHEI CORANTE EM PÓ
    SERÁ QUE DÁ DIFERENÇA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laiane!
      Não dá diferença, não. Pode ser que não dissolva tão bem quanto o líquido... Nunca fiz com o corante em pó.
      BJs

      Excluir
  49. O MEU ficou marrom, fiz com as beterrabas igual da Raissa

    ResponderExcluir
  50. Ola sei que o post é antigo, mas gostaria de saber se posso fazer uma receita e meia juntas, pois quero um bolo alto com dois recheios. tenho medo de fazer separado e a cor nao sair igual. agradeço se puder me responder!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Ao invés de fazer 1 receita e 1/2, sugiro você dobrar e fazer 2 mesmo. Vai ficar mais fácil por causa dos ingredientes, ok? Mas, fica à seu critério, ok?
      Bjs

      Excluir
  51. Olá Cintya!
    Fiz a receita e amei. Gostei de tudo. Gostaria de uma sugestão: vc acha que se eu reduzir meia xícara de açúcar da receita da cobertura ela não vai dar o ponto correto? Eu provei um Red Velvet e achei o frosting de creme cheese menos doce(mas pode ter sido uma impressão). Como não sou uma cozinheira habitual fico com medo de perder a receita :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas