Risoto de palmito e abobrinha




Como dizia a música "mulher de fases"... essa sou eu!



Sou como a lua, aliás tem dias que estou "de lua" ou de ovo virado, como dizem por aqui...rs.


Na adolescência, a minha "lua" era muito pior, coitado do Fábio, o meu irmão mais velho. Todo dia  era a mesma coisa, acordávamos cedo para ir à escola: eu num mau-humor tremendo e ele disposto à tagarelar já cedo. Resultado: minhas respostas, eram sempre monossilábicas, porém admito que às vezes eu o deixava no vácuo, ou seja, sem resposta ou partia para a grosseria. Um belo dia ele acordou e percebeu que eu não gostava de conversar de manhã, levou um bom tempo, mas ele aprendeu. E o castigo para mim, a mal-educada da história foi casar com um marido que é assim. Então, hoje sou eu a tagarela! rsrs... O mundo dá voltas e aprendi que dois bicudos não se beijam! rsrs... Ditados à parte, além dessa fase, a minha outra não está relacionada à humor, mas sim à paladar. Vou explicar... Às vezes começo a comer algo e passo um bom tempo só comendo aquilo... Por exemplo, teve uma fase, antes de ter o blog, que cismei com sonho. Lá ía eu para a padaria comprar o bendito, e isso se repetia mais de 3 vezes na semana! Depois eu enjoei e fiquei um tempão sem comprar... É, eu sou assim! rsrs


Agora estou caindo de amores por risoto! Ainda bem que o marido também. No início dessa semana eu perguntei se ele preferiria uma massa ou um risoto e ele ficou com a segunda opção. E eu pensei: ainda bem! Apesar de que não estou na fase do enjôo das massas...rs



A receita de hoje saiu do meu livrinho querido, que ganhei no Encontro Gourmet do ano passado. Eu comentei sobre ele aqui. E posso dizer que esse é o meu risoto favorito! A combinação dos ingredientes é muito harmoniosa, eu diria até perfeita!





Risoto de Palmito e Abobrinha


Receita levemente alterada do livro Atelier de Receitas - Risotos (pág.4), para 02 pessoas





04 xíc. (chá) de água filtrada


01 cubo de caldo de legumes


01 colh. (sopa) de manteiga


04 colh. (sopa) de cebola


02 dentes de alho picadinhos


3/4 de xíc. (chá) de arroz carnaroli


1/3 de xíc. (chá) de vinho branco seco


3/4 de xíc. (chá) de palmito fatiado


1/2 xíc. (chá) de abobrinha fresca cortada em pedaços (usei a italiana)


1/3 de xíc. (chá) de queijo meia-cura ralado


Tomilho e pimenta-rosa a gosto (opcional)


(Sal, apenas se necessário)





Preparo


1. Misture o caldo de legumes em 4 xícaras (chá) de água e leve ao fogo baixo até aquecer bem. (mantenha a água aquecida durante todo o processo).


2. Em uma panela, derreta a manteiga e frite o alho e a cebola rapidamente. (não deixe o alho dourar!)


3. Junte o arroz e toste-o por aproximadamente 1 minuto, para que os grãos fiquem cobertos por uma camada de gordura, a qual evitará que o líquido seja absorvido rápido demais.


4. Acrescente o vinho branco. 


5. Assim que o vinho secar, adicione, com o auxílio de uma concha, o caldo de legumes quente, aos poucos, mexendo sempre, para evitar que o arroz grude na panela e, para que o contato de todos os grãos com o líquido seja maior, aumentando também a cremosidade do prato.


6. No meio do cozimento do arroz, acrescente a abobrinha e o palmito, misturando-os delicadamente.


7. Continue adicionando o restante da água, aos poucos e mexendo suavemente.


8. Acrescente o tomilho (opcional)


9. Quando o arroz estiver macio e com pouco líquido, desligue o fogo e acrescente o queijo, misturando até derreter e o risoto ficar cremoso.


11. Adicione a pimenta-rosa. (opcional)


12. Tampe a panela e deixe o risoto descansar por 1 ou 2 minutos, para atingir o ponto perfeito.


13. Sirva imediatamente, como prato principal, ou em porções menores como entrada.





Bom apetite!


Beijocas,


Cintya Maria




Comentários

  1. Nunca comi palmito.
    Achei o risotto uma delicia.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Cintya, nunca comi risoto e não me orgulho disso! O seu parece muito saboroso, preciso testar! Amei a decoração de pimentinhas!

    Se tem uma coisa que não conheço é mau humor matinal. Na minha familia ninguém tinha e meu esposo também não tem... Mas não acho isso nem um pouquinho ruim! Muito pelo contrário! rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. oi Cintya,essa vai para o meu caderno palmito e abobrinha hummmmmmmmm delicia bjs Rosinha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas