Tortelini Tricolor ao Molho Branco com Manjericão




Existe algo que combine mais com o tempo frio do que uma boa massa?


Para mim, a resposta é negativa. Tempo frio é sinônimo de comidinhas quentes e reconfortantes, e que de preferência, tenham um toque de queijo.


E é por isso que hoje trago essa receita. Só nesta semana, as massas estiveram três vezes (ou foram quatro?!? não me recordo...rs) em nosso cardápio.


Adoramos, como bons descendentes de Italianos que somos!!! Haja carboidrato para queimar! rsrs


Cismei que desta vez eu faria um molho branco, mesmo que de antemão eu soubesse que teria que fazer dois molhos, pois o marido não gosta do branco. Sem problemas! Com tempo, achamos solução para tudo.


Primeiro pensei no que colocar no molho branco para incrementá-lo, mas acabei descartando a ideia de colocar muitos ingredientes, pois eu queria um molho simples e com um sabor marcante. Optei pelo manjericão e o resultado final me deixou com um sorriso estampado no rosto! Para o meu paladar ficou simples e perfeito! Tudo na medida certa!


Me desculpem, mas fiz a receita usando minha intuição e o famoso "olhômetro", por isso as quantias não estão muuuuito exatas, eu acrescentava e provava, até atingir o ponto considerado (por mim) certo.





Tortelini Tricolor ao Molho Branco com Manjericão





Ingredientes para o tempero do molho


01 colh. (sopa) de manteiga


02 dentes de alho picadinhos


1/2 cebola média picadinha





Preparo


1. Aqueça a manteiga em uma frigideira e refogue o alho e a cebola por alguns segundos, tomando cuidado para NÃO deixá-los dourar.


2. Reserve.





Ingredientes para o molho Branco



04 colh. (sopa) de manteiga

08 colh. (sopa) de farinha de trigo




01 litro de leite quente


1/2 litro de creme de leite fresco (não é o de caixinha e nem o de lata, ok?)


1/2 xíc. (chá) de queijo parmesão ralado


06 folhas grandes de manjericão picadas em pedaços grandes (ou mais se desejar)


Noz moscada e sal a gosto



Para a decoração do prato: folhas de manjericão e fatias de bacon fritas





Preparo


1. Numa panela, aqueça a manteiga, coloque a farinha de trigo e frite-a até dourar.


2. Retire a panela do fogo e misture aos poucos o leite, sem parar de mexer, para não empelotar. Se isso acontecer, não se desespere! Use um mixer ou um batedor de arame (o fouet) e bata até que as pelotas se dissolvam. (que alívio, não? rs)


3. Acrescente o tempero de alho e cebola, o sal e noz-moscada a gosto, mexendo sem parar.



4. Cozinhe por cerca de 10 a 15 minutos em fogo baixo, até engrossar e atingir a textura de um creme.


5. Adicione o creme de leite fresco e o queijo ralado, misture e volte ao fogo por mais 10 minutos.



6. Coloque o manjericão e deixe no fogo por mais 5 minutos.


7. Caso não queira que os pedacinhos das folhinhas do manjericão fiquem aparentes, use um mixer para triturá-las. Foi o que eu fiz e confesso que gostei mais da aparência! =)



8. Decore com folhas de manjericão e uma fatia de bacon frita e sirva quente com massas*.





* Desta vez escolhi um tortelini tricolor para acompanhar esse molho. E para a preparação da massa, apenas segui a instrução de cozimento da embalagem do macarrão.





Simples não?  E por que não preparar um almoço especial para a sua mãe? Vamos colocar o avental e arrasar no domingo! Que tal? A sua e a minha mãe merecem!!!





Beijocas e um ótimo dia para vocês!


Cintya Maria





PS 1 : Não percam as Sugestões para o Dia das mães lá na nossa Fan page no Facebook.


PS 2: Mais tarde colocarei umas fotinhos (tbém lá na Fan page) do que vou aprontar para a minha mãe e a minha sogra... Não percam!


Comentários

  1. Cintya querida,
    realmente neste tempinho frio merece uma boa massa e sendo assim com esse molho melhor ainda, adorei!
    Bela sugestão!

    Tenha um fds repleto de bençãos, junto a sua
    família!
    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  2. Também somos super fãs de massas aqui em casa. Esse tortelini ao molho branco é um dos preferidos por aqui. Ficou lindo e saboroso demais. Adorei. Mais tarde quero ver na sua página o que andou aprontando com sua mãe e sogra miga kkkkk. Beijos, ótimo final de semana e feliz dia das mães.

    ResponderExcluir
  3. Você tem razão, massa combina muito com tempo frio!!! Eu amo molho branco, muito mais do que os vermelhos, adorei a sua receita, seu prato ficou lindo e saboroso!!! Um ótimo final de semana para você!!! Beijinhos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas