Pão de Iogurte, Mel e Erva-doce







Durante a correria da Páscoa e para fugir um pouco do universo do chocolate, resolvi fazer algumas comprinhas virtuais. Como não consigo sei comprar um item de cada vez, adquiri logo três, com a desculpa de aproveitar o frete. Já havia algum tempo que eu queria comprar um livro sobre pães e esse foi o primeiro da lista, e para completar, escolhi um de sobremesas e um sobre, adivinhem... adivinhem ... chocolate! Ai, eu tento fugir dessa minha paixão, mas não consigo! rsrsrs.







Os livros são encantadores, as receitas simples e tentadoras e as fotos são lindas! Ah! E o preço dos livros é justo, nada exorbitante. Vale a pena o investimento. Não, não estou ganhando nada pela propaganda, apenas estou partilhando minha opinião sobre os itens que comprei.


Ontem, resolvi estrear o primeiro livro, escolhendo uma receita de pão, pois há dias eu não fazia o meu próprio pão e estava comendo o pão do padeiro, o que já estava me enjoando.


A escolha da receita foi pura e simplesmente por causa dos ingredientes. Não que eu tivesse todos à mão (tive que comprar o iogurte), só achei que eles combinavam perfeitamente.


O livro sobre pães traz receitas específicas para a MFP e outras não-específicas para a panificadora, ou seja, que são de realmente colocar a mão na massa, mesmo assim, são perfeitamente adaptáveis à MFP. Entretanto, escolhi uma receita não-específica e fiz na MFP! Vai entender a minha cabeça...rsrsrs. 


Porém passarei a receita dos dois modos: o convencional e o para a MFP. Melhor assim!








Pão de Iogurte, Mel e Erva-doce


Receita do livro 200 receitas de Pães Tentadores - pág.44





500g de farinha de trigo


01 colh. (chá) de sal


02 colh. (sopa) de erva-doce


02 colh. (chá) de fermento biológico instantâneo seco


30g de manteiga sem sal (na temperatura ambiente)


04 colh. (sopa) de mel (usei orgânico)


100ml de iogurte natural


180ml de água


Leite para pincelar sobre a superfície dos pães.





Preparo





1. Em uma vasilha coloque os 3 primeiros ingredientes e misture para aerar.


2. Adicione o fermento e misture.


3. Faça um buraco no meio e acrescente a manteiga, o mel e amasse.


4. Adicione o iogurte e a água aos poucos, misturando até obter uma massa macia e homogênea.


5. Coloque a massa em uma superfície polvilhada com farinha e sove até ficar lisa e elástica.


6. Faça uma bola com a massa, coloque-a em um recipiente liso e untado com um pouco de óleo.


7. Cubra-a com filme de PVC e deixe crescer até quase dobrar de tamanho.


8. Quando a massa estiver com quase o dobro do tamanho, sove-a novamente para retirar o ar que se formou no descanso. Divida-a em 3 partes e enrole cada uma delas dando uma forma alongada.


9. Ajuste as massas em 3 formas (untadas) de pão de 500g (aquelas usadas para bolo inglês ou pão de forma). Cubra-as com o plástico filme e deixe fermentar novamente até dobrar de volume.


10. Pré-aqueça o forno (200°C).


11. Pincele o leite sobre os pães e asse-os por aproximadamente 30-35 minutos ou até que estejam crescidos, dourados e soem ocos quando bater embaixo deles.


12. Desenforme os pães e deixe-os esfriarem sobre uma grade.





Variação:


Pão de Fubá com Iorgurte, Mel e Erva-doce: substitua a farinha de trigo por fubá e siga a receita acima





Preparo na MFP





1. Na cuba de sua MFP, adicione os ingredientes na seguinte ordem: água, iogurte, mel e manteiga, farinha de trigo, sal e fermento.


2. Selecione o programa "Massas" (na MFP Britânia é a opção 8)


3. Fique atenta à execução e assim que perceber que a massa começou a se desprender da cuba, adicione a erva-doce rapidamente, para entrar o menos possível de ar frio.


4. Ao término do programa, sobre uma superfície enfarinhada, modele os pães como preferir.


5. Pincele o leite sobre eles e leve-os para assar por +/- 30-35 minutos ou até ficarem dourados.






Foto tirada ontem à noite - me perdoem pela qualidade da luz etc...




Beijos e um ótimo dia pra vcs!

Cintya Maria




Comentários

  1. Tem um aspecto delicioso e é bem fácil de fazer. :)

    ResponderExcluir
  2. Oi querida, parece delicioso, também tenho paixão por livros, se livrar deles é bem difícil.Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o teu pão ficou lindo e deve ser uma delicia.
    Eu tenho esses três livros tem receitas maravilhosas.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Pão feito em casa, são magnificos!
    Mel, iogurte e erva doce? ótima combinação!
    Adorei!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas