Bolachinhas de Polvilho









Adoro receita de bolachinhas... Eu já postei uma receita deliciosa por aqui e hoje trago esta para vocês.

Ela é especial porque foi a primeira receita de bolachinha que eu fiz, ainda na adolescência! E a primeira a gente nunca esquece, não é mesmo?...rsrs... Ainda mais quando a receita é cheia de memórias!

Aprendi essa receita com a D. Regina, mãe das minha amigas Fabiana e Luciana, quando eu ainda morava em Santos. A "tia" (era assim que eu a chamava), carinhosamente preparava essas bolachinhas e nós, devorávamos sem dó nem piedade, em meio à muitas risadas, filmes e trocas de confidências! Ai que saudades que eu tenho desse tempo... Esses momentos ficaram e ficarão em minha memória (e coração) para sempre!

E, para relembrar, volta e meia eu preparo essa receita e todo mundo que experimenta gosta! E isso é bom, não?


Recentemente comprei dois potes (que por sinal postei o PAP deles aqui) para guardá-las e deixá-las bem crocantes por um bom tempo, pois essas bolachinhas duram... e duram... e duram...! Quer dizer, isso se sobrar, mas como somos só em dois aqui em casa, elas demoram um pouquinho para acabar

Bom, chega de papo e vamos à receita








Bolachinhas de Polvilho da tia Regina



01 xíc (chá) de farinha de trigo*

02 xíc (chá) de polvilho doce*

01 xíc (chá) de açúcar*

1/2 xíc (chá) gordura vegetal**

03 colh (sopa) de manteiga sem sal**

02 ovos**



* peneirado

** em temperatura ambiente



Preparo



Depois de peneirados todos os ingredientes secos, coloque-os em uma tigela grande e misture-os com um garfo. Acrescente os ovos e misture bem. Adicione a gordura vegetal e a manteiga, mas dessa vez misture com as mãos; isso mesmo! Vamos por a mão na massa! Amasse literalmente os ingredientes até obter uma massa homogênea, que deve ficar assim:










Leve a massa para geladeira por 10 minutos, isso ajudará quando você for abrir a massa com o rolo.

Depois desse tempo de descanso, mãos-à-obra! Sobre uma superfície enfarinha abra a massa e corte as bolachinhas.










Se você não tiver um cortador em casa, você pode utilizar uma xícara de café para cortar as suas bolachinhas, ou se não tiver paciência, pegue pequenas porções da massa, faça bolinhas, e achate-as com a palma da mão. Para dar um charminho, pressione um garfo sobre as suas bolachinhas e ela ficarão com aquelas preguinhas. Também fica uma graça!

Coloque as bolachinhas sobre uma forma untada e polvilhada com farinha de trigo ou coloque-as sobre  papel manteiga (foi o que eu fiz!).










Leve ao forno por + ou - 20 minutos ou até que estejam levemente douradas. Na foto as minhas ainda não estavam douradas...










E esse é o dourado... Não ficaram fofinhas???

















PS: Essa receitinha é especialmente para a minha cunhada Fabi... fiquei de passar a receita, né? Promessa cumprida! Beijão!











Comentários

  1. Cintya querida
    Adorei as bolachinhas, lindas e apetitosas, de polvilho nuncafiz, vou testar. E também amei o potinho que vc fez para colocá-las. Mega capricho!

    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Coisa linda seu blog, super caprichada! Também guardo boas lembranças de biscoito de polvilho, mais por ver minha avó fazendo do que colocando a mão na massa!
    beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas